Cada vez mais é possível observar que as organizações sentem a necessidade de utilizar as mídias para ampliar e manter um bom relacionamento com seu público. A intensa competitividade do mercado em que transita uma sociedade cada vez mais exigente faz com que novas ferramentas de comunicação, levando em conta a tecnologia, sejam aproveitadas. É um instrumento que tem se mostrado eficaz tanto no relacionamento com o público interno, quanto com o público externo, do ponto de vista institucional e mercadológico, são as revistas customizadas.

Mas as pessoas ainda leem revistas?

39% da população acima de 10 anos declara ler revistas. São mais de 67 milhões de pessoas com os mais diversos perfis.

Temos certeza que essa pergunta lhe ocorreu e a resposta é objetiva e esclarecedora: sim, e é uma boa ferramenta quando integra uma estratégia.

Quando se compara com a forma como consumíamos revistas no século passado, nas bancas de jornais, elas podem não ser mais tão rentáveis e populares, mas para muitas empresas, de diversos segmentos, são uma ótima opção de comunicação dirigida devido ao valor agregado e ao status de artigo colecionável, capaz de gerar desejo no leitor, fazendo-o aguardar a próxima edição.

No que as revistas se diferem das outras mídias?

Suas páginas conversam com os leitores, envolvendo-os emocionalmente. Elas captam a atenção, porque quem lê está totalmente imerso nos textos e nas imagens, sem nenhuma outra distração. Ao abrir um volume, escolhe-se o momento mais adequado para a leitura e, uma vez exposto ao conteúdo, reflete-se sobre o que é visto. Também há possibilidade da “vida” do conteúdo se estender, sendo tema de conversas e comentários com outras pessoas. Além disso, a revista, quando impressa, pode ser levada para a casa, para o escritório, para a padaria… Caso seja digital, pode ser compartilhada com outras pessoas, fazendo com que tenha um tempo de utilidade e alcance indeterminados.

Diversificar para conquistar

Eleger um único meio de comunicação para venda ou divulgação da sua marca, baseando-se em popularidade e gratuidade, é tornar-se refém de uma plataforma. As redes sociais são grandes oportunidades, é inegável, mas como empresas privadas, Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, entre outras, podem mudar suas diretrizes – e os usuários que se adaptem. Em outubro de 2022, por exemplo, o WhatsApp esteve fora do ar por algumas horas, impedindo bilhões de usuários em todo o mundo de utilizarem o serviço de mensagens. Acontecimentos como esse nos fazem refletir sobre a importância de não colocar todos os ovos em uma só cesta e identificar outros canais para falar com o público para que o relacionamento não se limite à algumas mídias somente porque “todo mundo está lá”.

Buscar entender os hábitos de consumo do cliente, colaborador, fornecedor ou parceiro é o primeiro passo. Por isso chama-se revista customizada, ou seja, conteúdo personalizado, para falar diretamente com seu público-alvo assuntos do seu interesse, atrelados à sua marca e ao seu ramo de atuação, claro.

Apostando em conteúdo autêntico e criatividade, lançar uma revista pode ser uma boa estratégia para atrair diferentes públicos e agregar valor à sua marca, unindo informação e entretenimento. Vamos começar?