Uma coisa é certa: se a pessoa está diante de um E-book, sua atenção foi capturada.

E-book é a abreviação de “eletronic book”, ou seja, é um livro eletrônico que pode ser baixado, comprado ou compartilhado pela internet por pessoas que têm interesse em se aprofundar em um conteúdo, saber mais sobre algo ou receber instruções sobre determinado assunto.

Normalmente, essa produção é usada como uma “moeda de troca” para obter mais informações de potenciais clientes para seu produto, serviço ou empresa, pois eles estão dispostos a deixar o e-mail e mais alguns dados em um formulário, para receber ou baixar um conteúdo mais denso, resultando em uma troca satisfatória para os dois lados.

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é E-book e viu uma maneira interessante de como ele pode se encaixar em sua estratégia para reunir um banco de dados de possíveis clientes, confira essas 3 dicas para criar sua publicação online:

O primeiro passo de qualquer estratégia de marketing é identificar e conhecer o seu público-alvo. Mas para ser ainda mais assertivo, vá um pouco mais além. Para criar conteúdos bem direcionados e impactar pessoas que realmente se interessaram pelo que você vende ou fabrica, é crucial criar uma persona (uma espécie de representação do cliente ideal).

Assim, você terá em mãos informações específicas da sua audiência, como comportamento, preferências, hábitos… Dados que vão além de faixa etária, região, classe social e escolaridade. Desse modo, fica mais fácil criar uma estratégia de conteúdo segmentada, o que aumenta as chances de sucesso.

Imagine-se como um possível cliente navegando na internet e coloque-se no lugar do leitor: o que despertaria seu interesse em baixar esse E-book? O que gostaria de saber? Para quais perguntas desejaria respostas? Leria um texto longo ou preferiria um texto mais sucinto, com imagens ilustrativas?

Se você oferecer uma publicação muito rasa, que fique o tempo todo enaltecendo o seu produto ou que não ofereça uma experiência fluida de leitura, ela não suprirá a necessidade do leitor. Com isso, o arquivo provavelmente vai parar na lixeira e o usuário buscará informações em outros canais.

O conteúdo conta muito, como falamos anteriormente. Entretanto, a forma como ele é apresentado tem uma grande parcela de responsabilidade na atração e na retenção do leitor. Não adianta o conteúdo ser excelente mas ser mal distribuído na página, com uma fonte desconfortável para a leitura ou com recursos visuais que não conversam com a sua marca, por exemplo.

Uma dica é usar estrategicamente as cores e os elementos da identidade visual da marca, para que o leitor se lembre da sua empresa caso veja um outdoor na rua ou receba novos materiais por e-mail.

Como o E-book será lido em uma tela, também é importante que a disposição e o tamanho dos textos facilite a leitura.

Levar em conta esses fatores faz com que o leitor tenha uma experiência agradável e, consequentemente, passe mais tempo curtindo sua leitura, sendo conduzido por títulos, destaques e imagens.

Público-alvo, conteúdo e experiência são pontos chave para se levar em conta na criação de um material relevante e atrativo. Normalmente, esse produto é elaborado por uma equipe que conta com designers, redatores, revisores e até fotógrafos, mas você não precisa ter um setor com esses profissionais dentro da sua organização para cuidar disso. Você pode contar com o trabalho personalizado da Apuama. Vamos começar?